Já Re-Animator (1985) tornou-se filme de culto usando argumentos completamente diferentes. Se Barbarella atingiu esse estatuto principalmente pelo género em que se insere e pelo erotismo explícito e subentendido de Jane Fonda, o filme de Stuart Gordon fá-lo por vias do gore e pelo carácter puramente nauseabundo das imagens e situações (antecipando os Eli Roths, os Saws, os Slumdog Millionaires e as TVIs do século XXI). É um filme sobre (ou com) mortos-vivos, mas não os mortos-vivos de Romero. Nesses filmes a ameaça surge do exterior, incontrolável, e a sobrevivência torna-se o motor da narrativa; aqui, a ressurreição dos mortos é deliberada e tem mão humana. Nesse sentido, Re-Animator tem muito mais a ver com o Frankenstein de Mary Shelley (ou, no cinema, de James Whale, que fazia grandes filmes de terror sem precisar de baldes de sangue e tripas) do que com os filmes da saga of the Dead. Mas Stuart Gordon não é Romero nem Cronenberg. O seu filme aflora os temas essenciais da obra do canadiano (a carne, o sangue, as vísceras e a primariedade do ser humano), mas fica-se por aí. Não é profundo nem pretende sê-lo, embora o seu realizador leve o seu trabalho muito mais a sério que os de outros filmes do género (em especial aqueles dejectos que Hollywood evacua regularmente e que passam “filmes” de “terror”). E é, pelo menos, orgulhosamente B.
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