Le Quattro Volte é outro exemplo arquetípico daquilo que certa crítica convencionou ser um filme que “não é para toda a gente”. Como se houvesse filmes para toda a gente. Le Quattro Volte é, essencialmente, um filme mudo cuja grande força é dar a ilusão de nada se passar quando se passa tudo. A única linha de diálogo minimamente discernível, se a memória não me trai, é um frágil “grazie” que o velho pastor solta a dado instante como agradecimento pelo pó “sagrado” de chão da igreja que ele julga curá-lo da maleita que o aflige (e que fica, como muita coisa no filme, por nomear). Frammartino desloca-se com flair entre a ficção e o documentário e, se a dada altura pensamos que a miséria daquele homem – que ilusoriamente nos parece o único resquício de protagonista que o filme tem até morrer a meio para ceder o seu lugar proeminente àquelas imensas cabras, que eventualmente também elas desaparecem para não voltar mais; este é um filme recheado de momentos fugazes – e a outra, à volta dele, naquela aldeia calabresa perdida no tempo, é demasiado verdadeira para ser ficcionada, noutra uma cabra sobe a uma mesa e pontapeia uma panela de tal forma que a impressão com que ficamos é que aquilo só pode ter surgido com aquela naturalidade ao milésimo take. Numa cena central, dois movimentos de câmara contam-nos o filme: um plano elevado mostra um miúdo a brincar com um cão em frente à vedação que prende o rebanho e uma carrinha parada numa estrada inclinada, perpendicular à vedação; subitamente, os travões cedem e a carrinha começa a deslizar. Ao mesmo tempo, o miúdo começa a correr para fora do plano. Sabemos que a carrinha vai destruir a vedação, e há um instante em que pensamos que este será o momento “espectacular” do filme. Frammartino, no entanto, opta por seguir o miúdo: a câmara roda para a direita e ouve-se o estrondo em off. Quando, um instante depois, a câmara faz o movimento inverso e volta ao enquadramento inicial, as cabras ocupam toda a estrada e invadem a casa do pastor, que na cama definha. Fica tudo dito, ali, assim.
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